-
Última Atualização: 11 Março 2017
-
Criado: 11 Março 2017
-
Acessos: 1778
Data foi marcada no campus Petrolina por uma programação especial em homenagem às mulheres
O Dia Internacional da Mulher, celebrado nessa quarta-feira (8), foi comemorando no campus Petrolina do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) com uma série de atividades voltadas para o bem-estar, qualidade de vida, geração de renda, integração e reflexão. O diretor do campus Petrolina, Fabiano Marinho, abriu o evento destacando as contribuições das mulheres no desenvolvimento da instituição e o seu papel na sociedade.
Posteriormente, iniciou-se a programação. Alongamentos e um super aulão de ritmos, além de um agradável café da manhã deram início as atividades que se estenderam durante todo o dia. A coordenadora de Extensão, Anne Rose Rodrigues, destacou o objetivo das ações. “Buscamos promover um momento divertido e integrador, pois a dança é super benéfica para a saúde e é uma atividade que traz satisfação pessoal, proporcionando bem-estar físico e social”.
Aulão de ritmos abriu a programação especial do Dia Internacional da Mulher no campus Petrolina
Logo em seguida a comunidade participou da palestra “ Mulher, você pode ser o que quiser” com Damásio Fernandes e Francisca Bemvenuto. À tarde as discussões e reflexões continuaram. A enfermeira do campus Petrolina, Christiane Almeida, proferiu a palestra“A Mulher e suas fases”. Cristiane ficou entusiasmada com a participação dos presentes. “Achei bastante produtivo. Percebi uma intensa participação dos ouvintes interessados em conhecerem mais a si próprios, como também uns aos outros”, contou a enfermeira.
Palestras trouxeram reflexões e discussões sobre igualdade de direito das mulheres, bem com seu bem-estar físico e psicológico
Paralelamente as ações, também ocorreu o Recital “Ponto Poético”. A Companhia Biruta de teatro realizou uma apresentação no pátio mostrando como usou o místico para desmistificar a imagem da mulher negra. O projeto da Extensão Cultura no Papo, orientado pela Professora Edneide Torres, também contribui com o debate trazendo o tema “O místico e o Feminino”, mediado pela atriz Cristiane Crispim que trouxe para as discussões o entendimento do feminino a partir das religiões numa reflexão sobre corpo, mulher e democracia.
Discussões sobre conquistas sociais das mulheres se estenderam durante todo o dia
As mulheres ainda puderam participar de oficinas. Os minicursos buscaram oportunizar a geração de renda ao propiciar a criação de produtos e a possibilidade de posteriormente comercializá-los e ter uma renda extra. A servidora Tatiane Grasielle ofertou a oficina de feltro. Cada participante aprendeu técnicas e confeccionou sua própria peça. Já o servidor e Químico Geraldo Júnior ensinou como produzir sabão a partir do reaproveitamento de óleo residual. Na oportunidade, o Químico ainda demonstrou como produzir amaciante, detergente e álcool em gel.
Oficinas também fizeram parte da programação
“Foi um momento de reconhecimento e de pertencimento que o evento proporcionou as mulheres nesse dia, o qual promoveu a autoconfiança, incentivo a liderança de suas próprias vidas e o debate para erradicar a desigualdade de gênero”, disse o diretor Fabiano Marinho. Contente a servidora Mêrces Medonça também aprovou a iniciativa. “Maravilhosa, durante o tempo que estou aqui não tinha vivenciado algo do tipo. Muito dinâmico”, finalizou a servidora.
Com Informações de Anne Rose Rodrigues