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Última Atualização: 20 Novembro 2018
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Criado: 20 Novembro 2018
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Professores do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do IF Sertão-PE e de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal da UNIVASF emitem nota pública
Nós, professores componentes do corpo docente do Curso de Licenciatura em Música do Instituto Federal do Sertão Pernambucano/IF Sertão-PE e do Curso de Licenciatura em Artes Visuais da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF apresentamos nossa preocupação e indignação com a elaboração/realização do Concurso para Professores da Secretaria de Educação de Petrolina/PE.
O concurso contempla vagas dos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental, em diversas áreas. Contudo, não há nenhuma vaga destinada para a área de Artes, seja especificamente para a área de Música e/ou Artes Visuais.
Nossa preocupação torna-se maior pelos seguintes motivos:
- Reconhecimento da importância da arte na formação humana: A vivência artística na escola oferece ao estudante desde a infância, as condições para desenvolver os saberes necessários e significativos implicados no pensar e no fazer arte. Sob este enfoque, a arte entendida como uma construção simbólica, que relaciona o mundo que nós vivemos ao mundo que nós pensamos, permite ao humano o desenvolvimento intelectual mais aguçado e uma compreensão de mundo mais abrangente por meio do imaginário, da percepção e da criação encontradas nas diversas linguagens artísticas. Essas informações precisam ser mediadas por educadores “especializados” que possam elaborar conhecimentos sistematizados que vislumbrem o diálogo entre o sensível e o inteligível, entre o cognoscível e a experiência estética, permitindo a construção de uma visão criativa e crítica da realidade social.
- Desenvolvimento cultural: A arte impulsiona processos de sociabilidade no cotidiano, resgate de valores e identidades locais, solidariedade social, processos educativos e desenvolve um imaginário coletivo que possibilita ampliar o horizonte do desenvolvimento humano, como afirma o Relatório da Unesco (2018). Dessa forma, a arte na educação escolar possibilita a apropriação dos códigos culturais relacionando-os a diversos contextos históricos, sociais e geográficos impulsionando a formação de públicos e o enfrentamento das desigualdades no acesso a produção cultural local e global.
- Previsão legal: Além da obrigatoriedade do ensino de Arte na Educação Básica posto pela LDB 9394/96, no que tange ao ensino da música, há 10 anos, a Lei 11.769/2008 propôs a música como conteúdo obrigatório (mas não exclusivo) nas escolas de ensino básico. Esta lei veio a ser atualizada pela Lei 13.278/2016, que inclui as quatro linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro) como constitutivas do componente curricular Arte na educação básica. Embora esta última lei já tenha alterado o texto da atual LDB (Lei 9394/96), ela prevê cinco anos para sua implementação. Além disso, a Resolução 2/2016, do Conselho Nacional de Educação, define as Diretrizes Nacionais para a operacionalização do ensino de Música na Educação Básica, destacando as competências de todos os entes envolvidos (Ministério da Educação; Secretarias de Educação; Instituições de Ensino Superior).
- Ações de pesquisa e parceria: Tanto o Curso de Licenciatura em Música do IF Sertão PE como o Curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF, por meio de pesquisas realizadas pelo seu corpo docente e discente, já apontou a ausência do ensino de Arte (Música e Artes Visuais) por profissionais formados na área (VASCONCELOS, 2011, 2015; PIANOWSKI, 2014; GONDIM, 2016; CASTRO, BARROS, SCOTTI, 2017) na região. Em relação à Música nas escolas da rede municipal de Petrolina, os resultados das pesquisas não só foram socializados com a Secretaria de Educação, como também o curso se colocou à disposição para parcerias institucionais no sentido de pensar o processo de implementação da música nas escolas do ensino básico da rede municipal. Ressaltamos que o referido contato resultou na realização de Concurso para Contratação Temporária de Professores, no ano de 2017, no qual se contemplavam algumas vagas para Música.
- Espaços de Formação: A região de Petrolina/Juazeiro dispõe de dois cursos de formação de professores na área de Artes: Licenciatura em Música (IF Sertão PE) e Licenciatura em Artes Visuais (Univasf). Ambos os cursos já têm turmas formadas e, portanto, existem profissionais disponíveis na região.
Fazemos também o convite para a participação (das autoridades competentes e de toda a população) nos eventos que discutem o ensino de Arte na Educação Básica e sua formação docente, seja no V Fórum Permanente de Música na Educação Básica da Associação Brasileira de Educação Musical (ABEM) como o III Encontro de Educação Musical do Vale do São Francisco. Os eventos serão simultâneos e acontecerão no Campus Petrolina do IF Sertão PE, dos dias 19-21 de novembro. No evento, serão apresentadas experiências exitosas de implementação do ensino da Música (Florianópolis/SC e Natal/RN).
Em julho de 2018, o curso de Licenciatura em Artes Visuais da UNIVASF em parceria com o curso de Licenciatura em Música do IF Sertão-PE, realizou o Congresso de Artes, Ensino e Pesquisa/CONARTES, onde foi discutido a formação e atuação do professor de Arte em suas diversas modalidades na Educação Básica na região que, apesar dos avanços jurídico-normativos posto pela LDBEN 9.394/96, em Juazeiro/BA e Petrolina/PE, as prerrogativas legais e aspectos educativos da aprendizagem das Artes vem sendo desrespeitadas ao não incluir em nos concursos públicos a área de Arte.
Saudamos a Prefeitura pela realização do Concurso. Compreendemos a possibilidade legal da unidocência nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental e que existem professores contratados (temporariamente) para a área de Artes/Música do concurso realizado no ano passado. Entretanto, entendemos que para um concurso de tal magnitude, haveria a necessidade de vagas efetivas para a área de Artes, dadas as ações feitas e previsão legal.
Portanto, fazemos um convite à reflexão sobre a efetiva presença das Artes (música, artes visuais, dança e teatro) no ensino básico, especialmente, num período de tantas mudanças (BNCC, Reforma do Ensino Médio), bem como uma mobilização dos profissionais da área no efetivo cumprimento legal por parte das Secretarias Municipais e Estaduais de Educação.
Cordialmente,
Professores IF Sertão-PE
Adelson Aparecido Scotti
Alan Silva Barbosa
Carlos André Gomes Lima
Elineide Valdevino dos Santos Moraes
Glênio Vilas Boas da Silva
Herlon Alves Bezerra
Iuri Ozires Sobreira de Oliveira
Maria Edneide Torres Coelho
Mario Cezar Augusto de Almeida Bezerra
Matheus Henrique da Fonseca Barros
Ozenir Luciano da Silva Junior
Professores UNIVASF, Campus Juazeiro
Caroline Moreira Bacurau
Clarissa Campelo
Diego da Silva Carvalho
Emmanuela de Almeida Lins
Euriclésio Barreto Sodré
Elson de Assis Rabelo
Edson Rodrigues Macalini
Flávia Maria de Brito Pedrosa Vasconcelos
Fúlvio Torres Flores
Inês Regina Barbosa de Argôlo
Janedalva Pontes Gondim
Luiz Severino da Silva Júnior
Wayner Tristão Gonçalves
Wladimir da Silva Machado
Referências
CASTRO, G.V.A; BARROS, M.H.F.; SCOTTI, A.A. A implementação de ensino de música nas escolas da rede municipal de Petrolina/PE: um estudo de casos múltiplos. Relatório de Pesquisa (PIBIC). Petrolina/PE, IF Sertão-PE, 2017.
GONDIM, J. P., Formação, concepções estéticas e práticas de consumo cultural dos professores que lecionam Arte em escolas públicas de Juazeiro/BA e Petrolina/PE. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Sociologia. PPGS/UFPE, Recife, 2016.
VASCONCELOS, Flávia Maria de Brito Pedrosa. Narrativas no ensino de artes visuais em Juazeiro-BA e Petrolina-PE. 2011. 151 f. Dissertação (Mestrado em Artes Visuais) - Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2011.
_____________. DESIGNARE: pontes artístico/educativas na formação docente em Artes Visuais.Lisboa: Chiado, 2015.
PIANOWSKI, F. Mapeamento do ensino de artes visuais na educação não formal: possibilidades de estágio supervisionado. In: III Encontro Internacional sobre Educação Artística, 2014, Juazeiro do Norte. Livro de Resumos: Programa do III Encontro internacional sobre educação artística. Juazeiro do Norte: Líder Gráfica Rápida / URCA, 2014. v. 1. p. 101-102.
UNESCO. Re|pensar as políticas culturais: criatividade para o desenvolvimento. Relatório Global da Convenção de 2005. – Brasília: UNESCO, 2018.
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