-
Última Atualização: 26 Abril 2019
-
Criado: 26 Abril 2019
-
Acessos: 1335
Acompanhados por familiares, grupo de estudantes do campus Petrolina participa de atividades culturais
Os alunos dos primeiros anos do ensino médio dos cursos de Edificações, Química e Informática do campus Petrolina do IF Sertão-PE participaram, na ultima quinta (25), do XII Festival Aldeia Vale Dançar, promovido pelo SESC Petrolina.
A atividade foi uma iniciativa do Núcleo de Artes do campus Petrolina em parceria com o SESC, que disponibilizou os ingressos gratuitos através do seu programa de formação de plateia. Alguns foram acompanhados e assistiram ao espetáculo Rio de Contas da Cia de Dança do SESC Petrolina e conversaram com os bailarinos, ao final do espetáculo. Na oportunidade alguns servidores e terceirizados também puderam participar com suas famílias. O terceirizado Roberto Coimbra revelou que foi a primeira vez que foi ao teatro, e ficou feliz em levar suas filhas para um espetáculo de dança. Uma delas deseja estudar e seguir profissionalmente nesta área.
Segundo a professora de artes, Edneide Torres, um dos objetivos da visita foi ampliar o acesso aos ingressos para familiares e discentes participarem juntos das atividades culturais. “A participação dos pais é importante neste processo de formação. Mas, quando os pais não têm acesso, dificulta essa construção. A parceria escola-família e o apoio de instituições promotoras de cultura na cidade são fórmulas potentes na melhora da educação cultural dos nossos alunos”, declarou.
Em conversa com as turmas, a professora de artes Edneide Torres identificou que a maioria nunca havia ido ao teatro, nem sabiam da existência dos grupos de dança na cidade. Alguns já haviam ouvido falar em Samba de Véio e Reisado, mas nunca tinham visto. “Esse dado preocupa quando estamos falando de uma educação integral para a cidadania. Ter acesso aos bens culturais da região, valorizar e preservar sua memória são eixos presentes nos projetos de cursos do nosso ensino médio. Por isso, acho ações como essas necessárias, pois, tratando-se de formação cultural, nem sempre a sala de aula é o suficiente. É preciso sair dos muros da escola”, afirmou a docente.
Campus Petrolina
- Rua Maria Luzia de Araújo Gomes Cabral, 791, João de Deus
CEP: 56316-686 | Petrolina/PE - Brasil - cp.comunicacao@ifsertao-pe.edu.br
- (87) 2101-4300