-
Última Atualização: 15 Mai 2015
-
Criado: 15 Mai 2015
-
Acessos: 3183
Alunos do câmpus Santa Maria da Boa Vista participam de atividade prática sobre vacinação de animais
Na última terça-feira (12), os alunos do curso técnico subsequente em Agropecuária do câmpus Santa Maria da Boa Vista tiveram uma aula diferente. Durante uma manhã de atividades práticas relacionadas à disciplina Introdução à Agropecuária, os estudantes realizaram a vacinação de 16 animais bovinos, sob a orientação do professor Roberto Holanda. A ação aconteceu no Sítio Santa Bárbara, na comunidade de Caraibinhas, localizado a oito quilômetros do centro da cidade.
Os estudantes de Agropecuária aprenderam sobre a importância da vacinação para prevenir a febre aftosa
Além da prática da vacinação, relacionada à Campanha Nacional de Prevenção da Febre Aftosa, os estudantes aprenderam sobre as técnicas de conservação do medicamento e de contenção animal e conheceram as características das diversas espécies de raças mestiças, dentre as quais as de origem holandesa (gado leiteiro). Para o professor Holanda, “a iniciativa foi muito importante para os alunos perceberem a relevância de todas as etapas do processo de vacinação, os cuidados com a vacina e com o gado, as consequências da não vacinação para a região, as vantagens e desvantagens”. Segundo ele, se um animal adquirir a febre aftosa numa localidade, todo o gado que existir num raio de sete quilômetros deve ser sacrificado, dado que chamou a atenção dos alunos participantes.
A atividade prática teve o apoio da Secretaria Municipal de Educação de Santa Maria da Boa Vista, que cedeu o ônibus para o transporte dos alunos e professores, e da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), que disponibilizou o técnico em Agropecuária e ex-aluno do IF Sertão-PE, Edmilson Luciano, para acompanhar a vacinação.