-
Última Atualização: 27 Agosto 2015
-
Criado: 26 Agosto 2015
-
Acessos: 2703
Campus Santa Maria da Boa Vista alerta sobre os perigos do mosquito da dengue
Com o intuito de contribuir com as ações de combate à dengue, à febre Chikungunya e ao Zika vírus, o campus Santa Maria da Boa Vista do Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, ofereceu, na manhã desta terça-feira (25) uma palestra sobre as doenças. O público-alvo da palestra foram os agentes de endemias e servidores atuantes no Departamento de Vigilância da Secretaria Municipal de Saúde.
A palestra foi ministrada pela enfermeira do campus, Marhla Assunção. No encontro, foi discutida a situação da cidade no tocante ao índice de infestação do mosquito (Aedes aegypt), bem como características das doenças transmitidas por ele. Outra discussão foi a respeito do impacto dessas doenças na saúde pública, além da relação com a síndrome de Guillain-Barré, doença neurológica autoimune que provoca quadro progressivo de paralisia em membros do corpo e fraqueza muscular.
A enfermeira Marhla Assunção orienta os agentes de endemias sobre atuais discussões relacionados ao mosquito da dengue
Para o agente de endemias da dengue, Paulo Roberto, que trabalha nesta função desde 1998, sempre é interessante participar de capacitações. “Esses momentos proporcionam a discussão do tema, a revisão das informações e novos aprendizados”, afirma. Já o supervisor e coordenador da equipe de agentes de endemias da dengue, João Bosco, disse que a parceria da Secretaria Municipal de Saúde com o campus Santa Maria da Boa Vista foi importante para aperfeiçoar os conhecimentos dos participantes. “Muitos não têm oportunidade de participar de cursos ou eventos de aprimoramento em outros municípios e esta ação em Santa Maria veio facilitar o acesso ao conhecimento pelos agentes locais, que trabalham na sede e no interior como multiplicadores das informações”, avalia.