-
Última Atualização: 27 Outubro 2015
-
Criado: 27 Outubro 2015
-
Acessos: 2508
Estudantes realizam visita técnica na área de Sistema de Irrigação
Neste mês de outubro, 19 estudantes do curso técnico subsequente em Agropecuária realizaram mais uma visita técnica. Desta vez, a disciplina Irrigação e Drenagem, ministrada pelo professor Roberto Holanda, proporcionou uma aula prática no sítio Santa Bárbara, na localidade de Caraibeirinhas, zona rural do município de Santa Maria da Boa Vista. A iniciativa teve o objetivo de incentivar os alunos a avaliar um sistema de irrigação por microaspersão, instalado na cultura da banana.
De acordo com o professor e coordenador do curso Roberto Holanda, a visita técnica é uma oportunidade de facilitar a aprendizagem dos estudantes. “Essa prática ajudou na melhor assimilação por parte dos alunos do conteúdo teórico abordado em sala de aula sobre uniformidade de irrigação”, detacou ele. O professor Márcio Simon também acompanhou a turma.
Durante a aula prática, os alunos perceberam que o parâmetro utilizado para a avaliação foi a uniformidade de distribuição de água. Esse parâmetro indica a porcentagem da área que recebe lâmina de irrigação semelhante. Quanto maior a área que recebe a mesma lâmina, maior tendência de uniformidade dos frutos, em relação ao tamanho, coloração, aroma, teor de açúcar e forma, resultando em maior facilidade de comercialização.
Estudantes realizam visita técnica na área de Sistema de Irrigação
A avaliação consiste na coleta de volume de água que sai dos microaspersores em pontos estratégicos distribuídos nas linhas de irrigação. Entre os fatores que contribuem para uma menor uniformidade de distribuição de água na área irrigada, estão o entupimento dos emissores, vazamentos ao longo da linha, pressão da água acima ou abaixo da recomendada, linhas laterais muito longas e mau dimensionamento do sistema de irrigação.
O estudante Ítalo Bruno destacou que aprender na prática o manejo certo da irrigação contribui para a preservação do meio ambiente, para a economia do produtor e evita o estresse hídrico da produção pela falta ou pelo excesso de água.