Portal do Governo Brasileiro

 


Link Facebook Link Instagram  Link Twiter

Curso de Introdução aos estudos de Folclore, Arte e Cultura Popular aproxima a comunidade acadêmica das manifestações culturais da região 

Nos meses de agosto e setembro deste ano, o campus Santa Maria da Boa Vista realizou o curso “Introdução aos estudos de Folclore, Arte e Cultura Popular”, oferecido na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). Com carga horária total de 20h, o curso foi ministrado ao longo de cinco encontros, sob a coordenação da professora de Artes, Maria Clara, e do professor de Sociologia, Paulo Anchieta. As aulas foram desenvolvidas por meio da exibição e debate de documentários pertinentes ao tema da cultura popular e das artes populares, leitura e discussão de textos teóricos e preparação para realizar uma ida a campo.


O curso de Introdução aos estudos de Folclore, Arte e Cultura Popular aproximou as manifestações culturais do entorno do campus 

Ao longo do curso foram indicados Reisados, Caretas, Dança de São Gonçalo, Penitentes e Banda de Pífanos como manifestações existentes no Perímetro Irrigado Fulgêncio, que dista 50 km da sede do município. Esse foi o local escolhido para um grupo de estudantes experimentar o trabalho de uma pesquisa de campo, por se tratar de um lugar de riqueza e diversidade cultural. Na oportunidade, foram registradas em áudio, vídeo e fotografia três entrevistas com praticantes da Roda de São Gonçalo. 

Como resultado das aulas teóricas e da ida a campo, os estudantes elaboraram um vídeo com duração de aproximadamente 20 minutos, que registrou as entrevistas com o senhor Deusdeth, guia de São Gonçalo, além de dona Sebastiana e Edna, dançadeiras da Roda de São Gonçalo. O vídeo foi exibido no dia 28 de setembro, como parte principal da cerimônia de encerramento do curso, que contou com a presença da comunidade e de servidores do Instituto. 

O prédio provisório do campus Santa Maria da Boa Vista contou com uma ornamentação especial na cerimônia de encerramento do curso 

Na ocasião, alguns alunos expuseram a importância do curso para a própria formação. Além da exibição do vídeo foi feita uma explanação pelos professores, e relatos dos alunos envolvidos na pesquisa de campo. A produção do evento, que contou com uma ornamentação especial, foi por iniciativa e trabalho dos próprios alunos, destacando a relevância da temática e das atividades relacionadas a ela que foram realizadas ao longo do curso.

De acordo com o professor Paulo Anchieta, a experiência do curso foi bastante positiva. “Foi muito além do que eu e a professora Maria Clara esperávamos. Tínhamos a intenção de fazer a discussão de textos teóricos, mas ao longo do curso constatamos que a temática cultural é bem viva e bem forte em Santa Maria da Boa Vista. E, enquanto instituição pública, precisamos promover e valorizar as manifestações que estão no entorno do campus”, destacou ele. 

O curso foi muito além da discussão teórica e promoveu a experiência viva da cultura popular 

O técnico em audiovisual do campus, José Nícolas, e o programador visual, Marcus Vinicius do Nascimento, elaboraram um vídeo de aproximadamente 5 minutos com o registro do encerramento do curso. A produção pode ser conferida aqui.  

Com informações dos professores Paulo Anchieta e Maria Clara 

Campus Santa Maria da Boa Vista

 

  • BR 428, Km 90, Zona Rural
    CEP: 56.380-000 | Santa Maria da Boa Vista/PE - Brasil
  • csm.direcao@ifsertao-pe.edu.br