-
Última Atualização: 17 Outubro 2016
-
Criado: 17 Outubro 2016
-
Acessos: 2786
Estudantes e professores participam de aulas práticas em duas empresas do Sertão Pernambucano
Nesta sexta-feira (14), estudantes do segundo semestre do curso técnico subsequente em Agropecuária e os professores Roberto Holanda e Márcio Simon, do campus Santa Maria da Boa Vista, realizaram visitas técnicas a duas localidades do sertão pernambucano: a empresa Valdevino, em Cabrobó, e a fazenda Umburana, na zona rural de Santa Maria da Boa Vista.
Na visita à empresa Valdevino, pela manhã, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer tanto a área de produção no campo quanto a indústria de beneficiamento do arroz. A área produtora fica localizada na Ilha de Assunção, área administrada por comunidades indígenas. Os estudantes verificaram a parceria entre os índios, que fornecem a terra, a água e o trabalho, e a empresa, que contribui com assistência técnica e os insumos, como sementes, adubos, defensivos e máquinas agrícolas.
Alunos observam colheitadeira em operação
Na ocasião, foram repassadas aos alunos informações sobre as várias fases da produção, como plantio, adubação, controle do mato, irrigação e colheita, e presenciado o trabalho da colheitadeira de arroz mecanizada, algo pouco comum na região.
Na fábrica da empresa, situada na cidade de Cabrobó, foram vistas todas as etapas do beneficiamento do arroz: recepção da matéria-prima, pré-limpeza, secagem, parboilização, classificação do arroz nos tipos 1, 3 e fora do padrão, a embalagem e por fim, a comercialização.
Beneficiamento do subproduto do arroz
Na fazenda Umburana, foram vistas as condições prósperas de um agricultor familiar. O proprietário, seu Nélson, expôs sua área com hortaliças orgânicas, como alface, tomate cereja, coentro, beterraba e abóbora, que tem o objetivo de suprir seu consumo e o da sua família, e obter renda com a venda do excedente.
Além de produção vegetal, a propriedade possui a produção de carne e leite, oriundos de caprinos. Os alunos presenciaram a demonstração de todo procedimento para a boa ordenha de cabras. O leite produzido serve para a produção de queijo e cosméticos. Outra área visitada foi a de produção de mel da abelha com e sem ferrão.
Seu Nélson mostra sua área com hortaliças orgânicas
De acordo com a estudante Maria Eduarda, a visita técnica foi um momento de muito aprendizado. “Na fábrica de Valdevino, eu jamais iria imaginar que tinha um processo tão complicado para que o arroz chegasse ao mercado. Gostei da visita à Fazenda Umburana e todo o processo de uma horta orgânica”, lembrou ela.