-
Última Atualização: 13 Junho 2017
-
Criado: 12 Junho 2017
-
Acessos: 2887
Alunos do campus Santa Maria realizam visita técnica em usina de produção de etanol
Na última quinta-feira, dia 08, alunos do curso técnico subsequente em Agropecuária do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE realizaram visita técnica à Usina Agrovale, em Juazeiro-BA. A usina é responsável por produzir açúcar, etanol e energia elétrica, apresentando mais de 17000 hectares cultivados com cana de açúcar.
Exposição da tecnologia do plantio
A visita teve por objetivo observar na prática o cultivo da cana de açúcar como parte do conteúdo apreendido durante as aulas da disciplina Grandes Culturas. Os alunos foram acompanhados dos servidores Roberto Holanda e Thiago Tavares, e na usina tiveram a oportunidade de verificar as tecnologias de plantio e colheita mecanizada de cana de açúcar. Na tecnologia de plantio, foram discutidas etapas como o preparo do solo, a obtenção do material de plantio, a abertura e fechamento dos sulcos, a adubação de fundação, a referência para distribuição dos toletes e o controle de ervas daninhas.
Exposição das estruturas da colheitadeira
Na fase de colheita mecanizada, os alunos puderam observar a colheitadeira em ação, momento em que obtiveram informações acerca da máquina que pesa mais de 20 toneladas e realiza o trabalho de 60 homens por dia, bem como compreenderam que o trabalho da colheitadeira mecanizada na cana evita o uso das queimadas, propiciando menor agressão ao meio ambiente, menor insalubridade aos trabalhadores da cana e às populações de Juazeiro e Petrolina, evitando a disseminação da fuligem. Além disso, foi visualizado também o preenchimento do material colhido nas estruturas que o conduzem para o processamento na usina.
Observação da cabine de controle da colheitadeira
A aluna Daiane Coelho, presente na visita, afirmou que não esperava que na região houvesse uma empresa com essa dimensão e que utilizasse tecnologia de vanguarda tão intensa. “Achava que só veria o que vi no programa de televisão Globo Rural, quando explorasse a região Centro-Sul do País”, comentou Daiane.
Segundo o professor Roberto Holanda a visita foi muito boa porque os alunos puderam ver o que há de mais novo na tecnologia de plantio e colheita da cana de açúcar. “ A visita também serviu para eles observarem a valorização da profissão, já que as duas áreas exploradas são administradas por técnicos em agropecuária”, finalizou Roberto.