-
Última Atualização: 08 Fevereiro 2018
-
Criado: 06 Fevereiro 2018
-
Acessos: 2540
Campus Santa Maria da Boa Vista recebe 140 novos alunos para o ano letivo 2018
Entusiasmo, alegria e descontração foram as emoções demonstradas pelos alunos para o início do ano letivo 2018 do campus Santa Maria da Boa Vista do IF Sertão-PE , ocorrido na segunda-feira, dia 05. Os alunos foram acolhidos com as boas vindas no auditório pelo setor pedagógico e apresentados aos servidores e à estrutura organizacional do campus.
Alunos são recebidos com boas vindas no auditório do campus
No auditório, a psicóloga do campus, Érika Freire, iniciou o diálogo com os alunos presentes com uma mensagem de boas vindas e motivação para o início das aulas, prosseguindo com a apresentação da diretora-geral do campus, Maria Gomes, e da diretora de ensino, Liliam Sousa.
As diretoras abordaram em suas palavras o incentivo ao estudo e a importância de aproveitarem tudo o que a Instituição tem para oferecer. “Espero que aproveitem a escola e participem do processo de construção da Educação da Instituição conosco. Que vocês possam utilizar todos os acessos de comunicação do campus porque existem dificuldades que somente os alunos podem enxergar e precisamos de vocês para a construção desse espaço”, comentou Maria Gomes.
Servidores são apresentados e comentam sobre as disciplinas e atividades no campus
Ainda reunidos no auditório, os integrantes do Grêmio Estudantil Coripós se apresentaram aos alunos e dialogaram um pouco sobre a representatividade estudantil na escola, e sobre as ações desenvolvidas por eles para a integração dos alunos. Após esse momento, os professores e técnicos administrativos em educação tiveram a oportunidade de se apresentarem e falar um pouco sobre as disciplinas e atividades exercidas dentro da Instituição. Durante seu discurso, o professor de Filosofia, Pedro Buarque, comentou sobre a relação de interação entre aluno e professor para o desenvolvimento do processo educacional. “Espero construir uma escola cada vez melhor com vocês”, afirmou o docente ao dialogar com os alunos.
Ao término das apresentações dos servidores, a aluna recém-chegada ao IF Sertão-PE, Ylka Valéria, em uma encenação artística teatral, deixou uma mensagem de motivação e suporte de vida de uma maneira singular inerente ao seu talento. A estudante novata chega ao campus com a missão de integrar-se ao Instituto por meio da educação inclusiva e desafiar os caminhos educacionais ao suporte às pessoas com deficiência.
Recém chegada ao campus, Ilka Valéria traz apresentação teatral como mensagem sobre suporte de vida
Acompanhada da mãe e intérprete, Denise Dias, nossa aluna Ylka Valéria participou do momento de boas vindas, deixou sua mensagem e conheceu toda a estrutura do campus à disposição para ser usufruída. Segundo Denise Dias, há preconceito das pessoas ao lidar com o surdo, em razão de despreparo e falta de conhecimento dos sinais. “Como mãe, fico apreensiva por ser um contexto muito diferente na nossa vida, mesmo sabendo da capacitação dos professores. Sempre estive ao lado dela e me preocupa a aceitação dos colegas e as dificuldades que vão surgir”, destacou a mãe da aluna Ilka Valéria.
Para quebrar o desafio da comunicação inicial com os surdos, a intérprete Denise Dias, orienta que primeiramente as pessoas precisam aceitar o outro e se aproximar sem medo, sem a preocupação com a língua. “É importante ter cuidado com os sinais, especialmente para quem não sabe Libras, para não ser mal interpretado e criar um afastamento. É difícil, mas o primeiro contato é aproximar-se sem preocupação da Língua”, comentou Denise Dias.
Integrantes do Grêmio Estudantil Coripós apresenta ao campus aos novos alunos como forma de acolhimento
O professor de mecanização agrícola e solos, Luís Carlos Pita, acredita que a escola é um ambiente de inclusão e evolução. “Vejo com bons olhos essa nova experiência de alunos novos com deficiência. Fico apreensivo por nunca ter tido contato com esse público e também não ter tido capacitação para a situação. Considero, entretanto, uma ótima oportunidade para a interdisciplinaridade, para a convivência, como também para sair da zona de conforto e adequar-se ao novo” completou o professor.
O campus Santa Maria da Boa Vista recebe neste início do ano letivo 140 novos alunos, tendo o desafio da educação inclusiva com a chegada de sete novos estudantes com deficiência.
Imagens: José Nicolas