-
Última Atualização: 20 Março 2018
-
Criado: 19 Outubro 2017
-
Acessos: 1932
Projeto de Extensão “Revelando a Caatinga” trouxe palestra e mostra fotográfica ao campus Serra Talhada
Na tarde de ontem (18), foi realizada no auditório do campus Serra Talhada do IF Sertão-PE a etapa final do projeto de Extensão “Revelando a Caatinga”, coordenado pela professora de geografia, Andrezza Monteiro. O momento contou com a presença dos servidores e estudantes que colaboraram com a realização do projeto.
No auditório os alunos contaram suas experiências aos colegas
O projeto consistiu em levar os estudantes ao Parque Estadual Mata da Pimenteira, onde eles puderam fotografar e entrar em contato com a área preservada, bem como analisar aspectos da biodiversidade da região. No auditório, todos puderam apreciar as fotografias feitas durante a visita ao Parque e ouvir os relatos das experiências dos colaboradores. O estudante Thiago Aquino, conta que participar de um projeto como este foi muito importante para sua formação. “É uma experiência que eu recomendo para qualquer aluno, que procurem projetos de extensão ou iniciação científica porque vale muito a pena”, contou o jovem.
O professor convidado, Alexsandro Bilar discutiu com os presentes a importância da Unidade de Conservação em Serra Talhada
Uma das parceiras na realização do “Revelando a Caatinga” foi a Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), que disponibilizou profissionais para acompanharem os participantes do projeto na Mata da Pimenteira e aproveitou o momento para incluir o IF Sertão-PE na programação da “III Semana das Unidades de Conservação de Pernambuco” que incluía palestras em várias cidades do estado, estimulando a preservação ambiental. Segundo Rodrigo Ferraz, gestor do parque estadual, a parceria com o Instituto tem sido muito proveitosa para as ações da CPRH. “Um dos nossos objetivos é trabalhar a educação ambiental com os estudantes. Dessa forma, nada melhor que o IF Sertão-PE nesta missão, e como sabíamos da disciplina de gestão ambiental vista nos cursos subsequentes, e a possibilidade de trabalhar também com o Ensino Médio, acreditamos que é um trabalho bom para ambas as partes”, destacou Ferraz.
Em sua fala, a professora Andrezza Monteiro destacou o projeto como um forma prática de educação ambiental
Para a professora Andrezza, o projeto cumpriu o seu papel de despertar nos estudantes essa consciência ambiental e colocá-los em discussão frente ao ambiente como o da caatinga. “Com os alunos, o projeto foi essencial para eles conhecerem a importância da unidade de conservação, além de trabalharem os conteúdos de sala de aula e entenderem essa relação desse ecossistema com nossa sociedade”, concluiu a professora.