-
Última Atualização: 22 Março 2017
-
Criado: 14 Outubro 2015
-
Acessos: 3587
IF Sertão-PE marca presença na oitava edição da Vinhuva Fest
O campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE participou da oitava edição da Vinhuva Fest, que aconteceu no Parque da Uva e do Vinho em Lagoa Grande (PE), entre os dias 9 e 11 deste mês. O evento, que atrai milhares de pessoas anualmente, tem como objetivo principal o incentivo ao desenvolvimento econômico do Vale do São Francisco, além da promoção do turismo e dos negócios no setor da vitivinicultura.
Estande foi ornamentado pelos estudantes de Viticultura e Enologia
A programação da Vinhuva Fest contou com rodada de negócios, simpósios e minicursos, além de apresentações musicais e visitação a estandes. Entre eles, o campus Petrolina Zona Rural esteve presente com dois espaços: um representado pelo curso de Viticultura e Enologia e outro pelo curso de Zootecnia.
Os estudantes de Viticultura e Enologia presentes puderam demonstrar conhecimentos aprendidos no decorrer do curso, explicaram para os visitantes processos de produção de vinho, além de outros trabalhos desenvolvidos na instituição e ofereceram para degustação suco de uva produzidos por eles mesmos.
Alunos falaram, entre outras coisas, sobre o processo de produção de vinhos
Para a aluna Danielle Almeida, a participação na Vinhuva Fest é muito importante, por ser uma oportunidade de troca de experiências. “Em eventos assim podemos mostrar para produtores, empresários, outros estudantes o nosso trabalho, o que estamos pesquisando e desenvolvendo. Por isso é fundamental a nossa participação”, afirmou. Os visitantes, a exemplo de Maria Anunciação, aprovaram o trabalho dos estudantes. “Eles estão de parabéns pelo que apresentaram aqui e, principalmente, pelo sabor do suco de uva que é único, maravilhoso”, disse.
Estudantes de Zootecnia explicaram sobre alimentação animal
Paralelamente à Vinhuva Fest, aconteceu pela primeira vez a Feira de Caprinos, Ovinos e Equinos de Lagoa Grande. No stand apresentado pelos estudantes de Zootecnia foram expostas alternativas para alimentação animal. De acordo com o professor Ellio Celestino, é uma possibilidade de mostrar o trabalho desenvolvido visando a preservação de plantas da caatinga. “Podemos criar animais mais baratos, com a redução de uso de concentrados e que ajudam o sistema agroecológico”, explicou. Foram apresentados silagens, fenos e farelos para caprinos e ovinos, feitos a partir do aproveitamento de plantas como favela e maniçoba.