-
Última Atualização: 18 Dezembro 2017
-
Criado: 18 Dezembro 2017
-
Acessos: 2189
Minicursos propõem o aguçar dos sentidos e novas experiências
Todos nós podemos aperfeiçoar nossos sentidos, perceber mais cheiros, sabores, texturas. Para isso, é preciso apurá-los, experimentar novas sensações, estar aberto a novas experiências.
Minicurso "Análise sensorial: um mundo de aromas a ser desvendado" desafiou olfatos e paladares
A II Semana do Enólogo, realizada no campus Petrolina Zona Rural do IF Sertão-PE pelo curso de Viticultura e Enologia, trouxe como tema “Análise Sensorial: despertando os sentidos”. Na sexta-feira (15), segundo dia da programação, os minicursos realizados propuseram que os participantes aguçassem seus sentidos.
Participantes tiveram que identificar elementos através dos cheiros
O olfato e o paladar foram desafiados na oficina “Análise Sensorial: um mundo de aromas a ser desvendado”, ministrado pela enóloga Érika Samantha. Quem participou teve que adivinhar quais elementos estavam dispostos apenas pelo aroma. E ainda, identificar a intensidade de doce, salgado, ácido ou amargo de uma solução, a partir do paladar. “Quis trazer essa experiência para o grupo para que eles começassem a se familiarizar com os aromas, ter a memória olfativa, conseguir identificar esses aromas no vinho”, afirmou Érika Samantha.
Minicurso "Terrois do Sul do Brasil" apresentou vinhos da região
Os minicursos “Vinhos do Sudeste: Ressurgimento de uma região” e “Terrois do Sul do Brasil”, ministradas pelos enólogos Fábio Laner Lenk e William Paim, respectivamente, apresentaram a produção e características de vinhos elaborados nas regiões Sudeste e Sul. Ao final, foi realizada degustação de alguns rótulos.
Minicurso "Vinhos do Sudeste: Ressurgimento de uma região" fez degustação de vinhos elaborados nos estados de São Paulo e Minas Gerais
O técnico em Agropecuária Wendell Andrade é produtor na cidade de Luís Eduardo Magalhães (BA) e veio a Petrolina para participar do evento e conhecer mais sobre os vinhos produzidos na região do Vale do São Francisco. “Pelo nível dos profissionais e participantes do evento, vou sair daqui especialista em enologia”, garantiu.
Foram apresentadas características de diversos vinhos
Para as estudantes de Viticultura e Enologia, Aíla Souza e Islaine Santos, a II Semana do Enólogo desperta para a possibilidade de novas experiências e conhecimentos. “O evento é motivador, principalmente porque estamos vendo que são ex-alunos do curso que hoje são os palestrantes e acabam sendo referência para a gente”, disse Islaine.
Participantes foram provocados a aguçar seus sentidos
Durante a tarde, foi discutida a atuação do profissional formado em Viticultura e Enologia, com a participação de egressos, estudantes e professores. A programação do evento terminou no sábado (16), com o I Encontro de Egressos do curso de Viticultura e Enologia do IF Sertão-PE.
Integrante da organização da II Semana do Enólogo, o professor Pedro Noronha destacou, como um dos pontos mais importantes do evento, o fato de que toda a programação do evento foi feita com profissionais formados pelo IF Sertão-PE. “A II Semana deu fôlego para a oferta do curso, para as atividades de ensino, pesquisa e extensão. O evento se mostrou inovador e integrador, com a presença de renomados profissionais de outras regiões produtoras de uva e de vinho do Brasil, todos egressos do IF Sertão-PE, o que mostra que o curso está ganhando capilaridade”, afirmou.
A professora Ana Paula André Barros, também uma das organizadoras do evento, destacou ainda a presença de participantes de outros cursos do campus, de empresas e outras instituições. “A expectativa é que a próxima semana seja ainda mais rica e que, a partir da Semana do Enólogo, sejam criados eventos na área para região, que ainda não existem”, concluiu.