-
Última Atualização: 27 Abril 2015
-
Criado: 27 Abril 2015
-
Acessos: 2953
Estudantes e intérpretes do câmpus Salgueiro participam de ato em comemoração ao reconhecimento da Libras como Língua, no Brasil
Para celebrar o aniversário de 13 anos da Lei Nº10.436/02, que oficializou a Língua Brasileira de Sinais (Libras) como meio legal de comunicação das pessoas surdas no Brasil, alunos e intérpretes do câmpus Salgueiro do IF Sertão-PE participaram, na sexta-feira (24), da passeata “Libras Vai às Ruas - Inclusão social vencendo barreiras e conquistando espaços”, promovida pela Escola Estadual Carlos Pena Filho.
Usando camisas e faixas alusivas ao tema, o grupo caminhou pelas principais avenidas da cidade. “A Libras é a ferramenta que permite à comunidade surda expressar suas ideias e participar da sociedade. Sua oficialização como Língua permitiu reconhecer os surdos como cidadãos, com identidade e direitos, por isto, o dia 24 de abril é uma data que merece ser comemorada. Além disso, a passeata contribuiu para sensibilizar a população quanto à importância da conclusão social”, explicou a coordenadora do Núcleo de Atendimento à Pessoa com Necessidades Especiais (Napne) do câmpus Salgueiro, Patrícia Lourenço.
Alunos do IF Sertão-PE, da Escola Carlos Pena e intérpretes de Libras participaram da passeata
Sancionada em 24 de abril de 2002, a Lei nº 10.436 também tornou obrigatório ao Poder Público adotar formas de apoiar a difusão do uso da Libras, e a sua inclusão na grade curricular dos cursos de Magistério, Fonoaudiologia e Educação Especial em todo o território nacional.