-
Última Atualização: 24 Novembro 2023
-
Criado: 24 Novembro 2023
-
Acessos: 717
Campus Salgueiro promoveu Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, com programação variada em dois dias intensos de evento
O campus Salgueiro do IFSertãoPE realizou, dias 21 e 22 de novembro, uma intensa e variada programação em alusão à Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. O evento, gratuito e aberto ao público, contou com minicursos, oficinas, exposição, palestras e atividades culturais.
Professora Maely Saraiva fez a palestra de abertura, sobre ciência e sustentabilidade
Além de poderem participar das palestras e oficinas, que contemplaram desde desenho, pintura, programação, até cutilvo hidropônico, pilotagem de drone e produção de biscoitos natalinos, os estudantes dos diversos cursos do campus também tiveram a oportunidade de apresentar seus projetos de pesquisa e extensão à comunidade. "É muito gratificante poder falar do meu projeto e mostrar como esse trabalho lindo impactou as pessoas", disse o aluno Kauã Radson.
oficinas e minicursos abordaram desde desenho e programação a produção de tijolos
No palco do auditório, a aluna Valéria Matias, do curso técnico em Informática, compartilhou a experiência de representar o IFSertãoPE em dois grandes eventos internacionais, e incentivou outros estudantes a estudar na instituição. "Às vezes você estuda um tema ou uma matéria e fica pensando se um dia isso vai servir para alguma coisa. No IF, não! Eu nunca imaginei sair do Brasil, representar o IF, estar em outro país falando Espanhol, mas o IF me proporcionou tudo isso! E quanto mais eu via as pessoas e a cultura local, mais eu pensava "nossa, eu vi isso na aula!, isso aqui é igualzinho o que aprendemos" Todo conhecimento que a gente adquire aqui tem aplicação. Ser estudante do Instituto Federal é uma experiência que vale muito a pena viver", disse Valéria.
Se a principal parte do evento deu aos estudantes a chance de aprender mais, e de partilhar experiências, as atividades de encerramento marcaram a valorização dos talentos, com a apresentação da banda Luar do Sertão, composta pelos alunos e orientada pelo professor Ulisses Azevedo, com o técnico Fábio Marins. Eles fizeram o auditório lotado dançar, fechando com chave de ouro a programação.