-
Última Atualização: 12 Junho 2016
-
Criado: 09 Junho 2016
-
Acessos: 2709
Campus Salgueiro usa cachaça local para criar doces e licor de kiwi
Um projeto de inovação tecnológica (Pibiti) desenvolvido no campus Salgueiro do IF Sertão-PE combinou o sabor exótico do kiwi com um produto bem regional, e conhecido pela população, para criar doces e licores: a cachaça. As receitas produzidas foram testadas em duas análises sensoriais realizadas no último sábado (04) em Triunfo (PE), onde é feita a bebida tradicional, e no próprio campus, nestas terça (07) e quarta-feira (08).
Projeto foi desenvolvido por equipe do campus Salgueiro em parceria com fabricante de cachaça local
Ao todo, mais de 100 voluntários, entre servidores, alunos e terceirizados do campus participaram dos testes, que incluíram licores, trufas e doces em compota. Orientado pela técnica em laboratório da instituição, Conceição Ribeiro, em parceria com professores e a bolsista Paula Rayane de Alemar Silva, o projeto buscou agregar um caráter inovador à produção de bebidas e doces, combinando ingredientes exóticos como a cachaça e o kiwi. "A base do licor geralmente é a Vodka e o kiwi é uma fruta importada, pouco usada em alimentos deste tipo. Através de estudos, descobrimos que a cachaça também pode ser usada como matéria-prima, então, a combinação dos dois fatores nos permitiu criar produtos realmente inovadores", explicou Conceição Ribeiro.
Durante as análises sensoriais, os participantes opinaram sobre aspectos importantes dos alimentos, como sabor, textura e aroma. Agora, as receitas serão patenteadas pelo IF Sertão-PE e poderão ser produzidas para comercialização após o fim do processo de registro.