-
Última Atualização: 08 Junho 2017
-
Criado: 08 Junho 2017
-
Acessos: 2159
Semana do Meio Ambiente encerra com programação extensa, dinâmica e atrativa para o público
A Semana do Meio Ambiente do campus Salgueiro do IF Sertão-PE encerrou, nesta quarta-feira (07), tendo conquistado o público com uma programação extensa e dinâmica para alunos, servidores e comunidade externa.
Um dos destaques foi a trilha ecológica organizada pela professora de História, Márcia Farias, que conduziu um grupo de estudantes pelo Alto do Cruzeiro, ponto turístico e patrimônio histórico local, para fazer o recolhimento do lixo descartado indevidamente. "Há alguns meses fizemos esse percurso para um projeto de pesquisa e nos surpreendemos com a quantidade de lixo que a população descarta no local. Como a proposta da Semana do Meio Ambiente era provocar discussões sobre sustentabilidade e preservação ambiental, organizamos a trilha e, junto com os alunos, fizemos a limpeza. Um grupo de 30 pessoas conseguiu recolher 1500 litros de lixo entre garrafas pet, tetrapak, latinhas e copos", explicou.
30 alunos recolheram lixo descartado em local impróprio na trilha do Cruzeiro
Para o professor Rafael Aquino, um dos organizadores do evento, a atividade permitiu refletir sobre os prejuízos da ação humana no dia a dia. "Muitas vezes só enxergamos as grandes catástrofes ambientais como as queimadas e o acidente com a mineradora de Mariana (MG), e nos esquecemos das pequenas catástrofes do dia a dia, como jogar lixo no chão", avaliou.
Outro ponto de sucesso da Semana foi a palestra do professor convidado da UFPB, Daniel Duarte. Ele falou sobre os cantos e encantos da caatinga, destacando a importância de reconhecer, valorizar e preservar o bioma que é exclusivo do Brasil e tem grande diversidade de fauna e flora ainda pouco exploradas. Logo após a fala dele, houve premiação do concurso de fotografias, que teve como vencedor o estudante Gabriel, do 1º ano de Agropecuária. A Semana contou, ainda, com minicursos como o de apicultura, e elaboração de derivados de umbu.