-
Última Atualização: 21 Dezembro 2017
-
Criado: 21 Dezembro 2017
-
Acessos: 2422
Projeto de pesquisa sobre o patrimônio histórico de Salgueiro é apresentado em Portugal
O campus Salgueiro do IF Sertão-PE cruzou o oceano para apresentar, em Braga-Portugal, os resultados do projeto de pesquisa Levantamento do Patrimônio Histórico de Salgueiro, desenvolvido pela professora de História do campus, Márcia Farias, com os bolsistas Rute Santana, Lucas Farias e Girlayne Amaral, e as colaboradoras Claudiana Ferreira e Fagna Lyra. Eles participaram do Congresso Interfaces da Lusofonia, promovido pela Universidade do Minho de 23 a 25 de novembro.
Equipe apresentou o projeto na Universidade do Minho, em Braga-Portugal
Para o bolsista Lucas Farias, compartilhar as experiências com pessoas de todo o mundo na Universidade do Minho foi um momento marcante para sua carreira acadêmica e vida pessoal. "Participar de um congresso em outro país foi uma experiência única. Nos dedicamos bastante para chegarmos lá e conseguimos. Gostei muito do congresso, da realidade que conheci, dos projetos que estão sendo desenvolvidos em tantos lugares do Brasil e do mundo, e das experiências que trocamos com os outros participantes. Fomos bastante elogiados pelo nosso projeto, o que nos deixou bem felizes", avaliou.
O projeto, que está no segundo ano de funcionamento, já foi destaque em diversos congressos e eventos, como a Jornada de Iniciação Científica do IF Sertão-PE e a Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC). Ele tem como objetivo fazer o levantamento e mapeamento do patrimônio histórico de Salgueiro, abarcando também algumas cidades próximas. O grupo de alunos e professora trabalha para confeccionar um livro com as fotografias e histórias coletadas durante as pesquisas de campo. Eles também gerenciam o acervo de objetos históricos doados por pessoas da região ao projeto, e ministram cursos sobre preservação patrimonial em escolas locais.