-
Última Atualização: 23 Mai 2018
-
Criado: 23 Mai 2018
-
Acessos: 1788
Com vegetais da região, professores montam horta agroecológica no campus
A placa diz "cantinho da batata-doce", mas em meio às ramas verdes que começaram a crescer, há sementes de milho e, futuramente, de feijão e mandioca. O lugar é a mais nova horta agroecológica do campus Salgueiro do IF Sertão-PE, que tem como proposta cultivar vegetais da região sem uso de agrotóxicos. Além de distribuir a produção para agricultores de Salgueiro e cidades circunvizinhas, a horta também deverá ser espaço de prática para estudantes dos cursos de Agropecuária e Tecnologia em Alimentos.
Batatas foram entregues a agricultores de Grossos
O projeto nasceu há um ano, com o professor do curso técnico em Agropecuária, Rômulo Medeiros. "As pessoas estão perdendo a esperança de produzir sem agrotóxico. Vejo um pessimismo nos agricultores da região e isso me preocupa. A ideia da horta surgiu justamente dessa inquietação. Queremos criar um espaço de integração entre professores, agricultores, estudantes, e mostrar que tanto é possível como benéfico plantar sem agrotóxicos", explicou.
Equipe responsável pelo projeto visitou a área com o diretor-geral
Atualmente, ele conta com a parceria das professoras Adriana Figueiredo e Sandra Galvão, e com as estudantes e estagiárias Cleide Angelim, Ednalva Dias e Laís Pereira, além de outros professores e técnicos do campus, que têm interesse na área, e também foram convidados a colaborar.
As primeiras batatas-doces cultivadas na horta foram distribuídas a agricultores de Grossos, um povoado da cidade de Verdejante-PE. A expectativa é que outras sementes possam ser incluídas para cultivo, como mandioca e feijão, e que sirvam futuramente também para os estudantes. "Alunos de tecnologia em Alimentos poderão, por exemplo, fazer estudos sobre carboidratos, elaborar produtos, etc. Já os de Agropecuária poderão praticar a teoria vista em sala de aula sobre cultivo. É uma pequena iniciativa, que pode trazer muitos benefícios", afirmou Rômulo Medeiros.